Para: Autismo; Dislexia; Problemas de Aprendizagem; Sistema Nervoso; Tonturas; Zumbidos; Dores de Cabeça; Sinusite; ATM; Fibromialgia; etc.; etc.


Pesquise neste site:


powered by FreeFind

Mapa do Site

Terapia Sacro Craniana:

Assuntos:

http://sacrocraniana.no.sapo.pt/sna.html

Sistema nervoso

O sistema nervoso é composto de dois sistemas principais:

  • O sistema nervoso somático, e o

  • Sistema nervoso autónomo.

Massagem e o sistema nervoso autónomo.

Funcionalmente, existem dois sistemas nervosos no corpo, o somático, e o autónomo.

  • O sistema nervoso somático inclui os nervos que se ligam aos músculos esqueléticos. Nós temos o controle consciente sobre este sistema nervoso.

  • O sistema nervoso autónomo é o sistema nervoso automático. Ele actua independente da nossa vontade, quer estejamos a dormir ou acordados. 

Entre outras funções, o sistema nervoso autónomo, auxilia no controle da pressão arterial, secreção gastrintestinal, sudorese, temperatura corporal e em muitas outras funções. Ele liga-se aos órgãos e às vísceras.

O sistema nervoso autónomo está dividido em duas partes, o simpático e o para-simpático.

Os ramos nervosos simpáticos saem das vértebras torácicas. Estes nervos simpáticos enervam cada órgão e quando activados aumentam os batimentos cardíacos, a velocidade de respiração, segregam adrenalina e diminui a digestão. Esta é a resposta da luta ou do voo. Nós todos experimentamos isto quando ficamos irritados.

Num nível mais subtil, talvez você já tenha sentido como o alimento assenta no seu estômago quando está com stress. Isto é porque o estômago não é muito activo quando o sistema nervoso simpático está a actuar.

O sistema nervoso para-simpático é o contrapeso do sistema simpático. Quando as fibras para-simpáticas se tornam activas elas diminuem os batimentos cardíacos, a taxa da respiração diminui, e aumenta a digestão e o peristaltismo. Este é o sistema nervoso do descanso e do rejuvenescimento, e a massagem ou outras técnicas ou terapias aumentam a sua actividade.

Surpreendentemente o sistema nervoso para-simpático sai do sacro e do crânio, e viaja destas saídas até aos mesmos órgãos que o sistema nervoso simpático enerva. Isto pode ser parte do poder da terapia sacro craniana e do trabalho energético que coloca uma mão no topo do pescoço e a outra no sacro.

Os sistemas simpático e para-simpático trabalham em conjunto um com o outro para equilibrarem as necessidades do corpo. 

Nós precisamos que a activação simpática se encha de energia, forte e concentrada. Mas demasiada actividade simpática torna-nos stressados.

Uma activação simpática durante muito tempo esgota o corpo.

A massagem, a Terapia Sacro Craniana e muitas outras técnicas e terapias activam poderosamente o sistema nervoso para-simpático, e ajudam a trazer o equilíbrio, o descanso e o rejuvenescimento.

Nos dias de hoje o sistema simpático é fortemente estimulado gerando stress, esgotamento do corpo, dores difusas e/ou generalizadas, insónias, alterações do sistema nervoso e muitas outras condições pelo que existe uma grande necessidade de se usarem técnicas e terapias para activarem o sistema para-simpático, contrabalançando e equilibrando a situação.




Criada em: Outubro de 2001.